Página Inicial

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Relato Raid a Marrocos - 17 a 26 Abril 2014 (8º e 9ºDia)

(continuação)

8º Dia - Merzouga - Fès

Bem pessoal, acho que este report já vai algo longo, pelo vou ver se consigo terminá-lo hoje, pois também já não há muito para contar.

Como vos tinha dito, do 7º para o 8º dia, ficamos a dormir num acampamento berbere, para assistirmos ao nascer do sol no deserto. E aqui está ele:

Entretanto, quando regressamos ao hotel para recolhermos as nossas bagagens e motas, para iniciarmos o nosso regresso, deparamo-nos com uma série de Renault 4L que estavam a fazer o Raid Afri 4L.
Imagem

Bem, nem todos eram 4L, mas o espirito era o mesmo...

...e até havia algumas com tracção artesanal às 4 rodas

Espectáculo. Ainda dialoguei com alguns dos participantes, enquanto outros substituíam um braço de transmissão, e até gostei do espírito. Perguntei-lhes qual era o destino, e Zagora foi a resposta. Por pista, pergunto eu, ao que me responderam: "Oui... toujours pour les pistes"!
Quem sabe um dia experimente.

Arrancamos de Merzouga e foi sempre a dar-lhe em direcção a Fès, onde decidimos passar a última noite em território Marroquino.
O pessoal mais rápido seguiu à frente para tratar de arranjar hotel para todos.
Seguimos pela n13, que depois de Erfoud vai serpenteando o rio Ziz, proporcionando ainda algumas paisagens interessantes:

Já tínhamos passado Midelt, quando decidimos parar para petiscar qualquer coisa, mas como estava uma ventania do caneco, acabamos por parar num café na berma da estrada, onde acendemos pela última vez o fogão para prepararmos mais uma refeição, visto não haver nada para comer no tal café.
Imagem

Chegamos a Fès e ligamos para o Saul, que nos disse que já tinham arranjado hotel. Seguem as coordenadas por sms e fomos à procura do referido hotel que ficava nos arredores da cidade, e até parque fechado para as "meninas" tinha.

O jantar também já estava tratado e nem foi preciso ir de mota, pois vinham buscar e trazer-nos ao hotel. Melhor era impossível, só mesmo termos música ao vivo no restaurante...que por acaso também tinha.

9º Dia - Fès - Ceuta - Algeciras - Porto
Neste último dia da nossa viagem, tivemos algumas peripécias, que acabaram por nos impedir de embarcar no ferry das 15h, como tínhamos previsto, e que dava perfeitamente para o fazer.
Começamos por perder o Saul ainda em Fès, que supostamente estava para a frente, e depois foram os gps, que por causa de um erro de navegação ainda dentro da cidade, mandaram-nos seguir por uma estrada de montanha, que só demorou cerca de 5 horas para fazermos 200kms. Grande pincelada. Primeiro fomos pela R501, R408, e depois pela P4103, que é uma estrada de montanha, muito estreita, com paisagens muito interessantes, mas não era esse o nosso espírito nesse dia.
Estas fotos, são logo à saída de Fès, no inicio da tal R501:
Imagem

Quando voltamos a apanhar a n13 em Laghdir, já era tarde demais para o ferry das 15h, porque também em Ceuta era 1h mais tarde, restando-nos apenas apanhar o das 18h.

"E prontos"...lá conseguimos apanhar o ferry das 18h, que nos levou para Algeciras, onde nos despedimos dos que seguiam viagem de mota, pois no nosso caso (Saul, Spratley e eu) era hora de voltarmos a carregar as motos no atrelado e regressar a casa de "SOFÁ".
Arrancámos de Algeciras já eram 20h e chegamos por volta das 6h ao Porto, pois como éramos 3 condutores, fomo-nos revezando na condução do Land Cruiser.

Espero que tenham gostado deste report. As minhas desculpas por se calhar ter sido demasiado longo, mas tentei transmitir-vos ao máximo esta magnifica experiência que jamais esquecerei.

Mais uma vez, os meus sinceros agradecimentos aos companheiros desta viagem e especialmente ao Rui Spratley por me ter desafiado para esta aventura.

Abraço a todos e venha o próximo!

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.