Página Inicial

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Relato Raid a Marrocos - 17 a 26 Abril 2014 (6º Dia)

(continuação)

6º Dia - Alnif - Merzouga

Pequeno almoço no bucho, tralha arrumada, e toca a rumar em direcção a Merzouga, objectivo desta nossa viagem. Confesso que acordei com um nervosinho esquisito no estomâgo, parecido com o que se apoderou de mim na noite antes de partirmos, pois tinhamos uma pista de 200kms para fazer, com muitas probabilidades de apanharmos areia, e como não sabia muito bem o que ia acontecer, estava algo apreensivo.
Uma vez que o Luis ainda estava um pouco atrasado com a colocação do saco na moto, devido aos alforges terem ardido, fomos andando em direcção ao centro de Alnif onde iamos parar para abastecer, e também para o habitual café da manhã, onde se fazia uma especie de briefing para o dia.
Ainda tive tempo de ir a uma farmácia comprar um creme hidratante para a cara, pois foi outra falha minha não ter levado nenhum. É que com o ventinho quentinho que estava, a entrar pelo capacete aberto, deixou-me a cara toda ressequida que parecia plástico.
Mais uns ajustes no saco do Luis e seguimos viagem. Andamos cerca de 5kms em asfalto pela N12 e eis que surge a entrada para a dita cuja. Primeiros metros com alguma pedra solta, seguindo-se estradão durinho, e começo a pensar para os meus botões que se fosse sempre assim até ia ser fixe. Entretanto, rapidamente vejo que estava enganado, pois ao longe, no meio da poeirada, começo a ver motos em dificuldades e aos zique-zagues. Mais proximos, percebemos que era de facto um banco de areia onde a moto do Saul ficou enterrada. Ajudámos o Saul a tirar a moto e continuamos pela pista, onde mais à frente estava o restante grupo parado, mesmo à entrada de uma aldeia.
Os habitantes locais começaram de imediato a aproximarem-se e entretanto, o Luis sugeriu que quem não se sentisse à vontade a andar na areia com as motas assim carregadas, se calhar era melhor irem por estrada, pois atendendo às dificuldades que houve logo no inicio da pista, ia ser muito complicado e arriscado fazer 200kms nestas condições. Dito isto, e após termos distribuido mais alguns brindes, eu, o Saul, o David, o Pedro Felix e o Spratley optámos por ir para Merzouga por estrada, enquanto que o Luis, o Baleizão e o Pedro Marques seguiram pela pista. Como iamos por estrada, o Saul e o Spratley ofereceram-se para levar os sacos do Luis e do Pedro Marques, para assim estes ficarem mais leves. Bem, melhor dizendo, o Luis mais leve não podia ir...

E lá seguimos viagem pela N12, que está cheia de buracos perigosos, e na passagem por um deles, provocou que um dos apoios do meu rack traseiro partisse.
Na foto abaixo, estavamos a chegar a Rissani. Daqui até Merzouga faltavam cerca de 40kms, em que os ultimos 20kms são fantásticos, pois ao longe começamos a ver o Erg Chebbi que torna a paisagem única.
Chegados a Merzouga, dirigimo-nos ao Hotal Nomad Palace, que já tinha ficado apalavrado com um dos empregados do hotel em Alnif, que conhecia o gerente deste hotel.
Mais uma vez, a fome já espreitava e para variar, saiu um Arrozinho à Merêncio, acompanhado com umas Sardines Entomatadas à La Spratley. Hum...de comer e chorar por mais. No fim, até cafézinho tivemos graças ao Pedro Felix.

Estomago aconchegado e bora à procura de um serralheiro para dar uns pingos de solda no apoio partido. Mas logo à saida do hotel, havia uma série de pequenas dunas, e não deu para resistir, começando mesmo ali as brincadeiras na areia.

Entretanto lá descobrimos um serralheiro que fez o favor de soldar o referido apoio, e assim permitiu que a DR trouxesse para casa tudo aquilo que levou.

Reparação efectuada e fomos brincar mais um bocadinho para areia, desta vez na base do Erg Chebbi e também aproveitamos para conhecer a cidade.

Vista panoramica de Merzouga
Por momentos, ainda pensei que era a Elizabete Jacinto, mas depois apercebi-me que estava enganado...

Voltamos ao hotel e já os nossos 3 aventureiros tinham chegado sãos e salvos, e logo começamos a ouvir os seus fantásticos relatos. Segundo eles e conforme mostrado no video que o Pedro Marques publicou, a pista era fantástica, mas tinha de facto algumas zonas mais complicadas com dunas de areia, onde ia ser muito dificil conseguirmos passar com todas as motos.

Alguns pormenores do Hotel Nomad Palace

Como não podia deixar de ser, a marca da presença do TTrilhosdoXisto em Merzouga tinha de ficar assinalada.
O final do dia aproximava-se, mas ainda houve tempo para irmos a pé até ao topo de uma duna para vermos o famoso Por-do-Sol no deserto.

Para finalizar este dia, falta só dizer que enquanto estavamos à espera do famoso Por-do-Sol, lá no topo da duna, começamos a ouvir uma especie de zumbido ao longe. Começamos a procurar em redor e reparamos que o tal zumbido era proveniente do motor de uma especie de Mobilete conduzida por um Marroquino, que estava a curtir à grande as dunas. Era engraçado que quando não conseguia subir, desmontava e com o acelarador "sempre certinho" (onde é que eu já ouvi isto...???), levava a Mobilete duna acima...enfim...só visto.

(continua)

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.